Em 2000, a ONU –
Organização das Nações Unidas - , ao analisar os maiores problemas mundiais,
estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8
Jeitos de Mudar o Mundo.
São ações que visam melhorar a qualidade da educação, reduzir desigualdades entre gêneros, erradicar a mortalidade infantil e garantir a sustentabilidade ambiental.
Assim, nós da E. M. "Olívia Dalle Mascarenhas resolvemos aderir a este movimento e no dia 22/09/2012 demos o primeiro passo e realizamos a I Feira Multicultural "8 Jeitos de Mudar o Mundo".
Vejam os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, propostos pela ONU:
1. Acabar com a fome e a miséria
Neste momento, milhares de pessoas estão passando fome no Brasil e no mundo. A fome é conseqüência da pobreza e também sua causadora. Para romper esse círculo vicioso,
é fundamental unir toda a sociedade. Só dessa forma será possível garantir a condição básica de direito à vida: viver sem fome.
2. Educação básica de qualidade para todos
Não há o que discutir: todos têm direito à educação de qualidade. Entretanto, não é bem isso o que acontece, pois muitas pessoas não chegam a completar o ciclo básico.
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
A história do mundo nos mostra que durante muito tempo os homens e as mulheres não tinham os mesmos direitos e deveres. Em alguns países isso ainda acontece. Em outros, as mulheres conquistaram direitos que antes lhes eram negados.
4 e 5.Reduzir a mortalidade infantil e Melhorar a saúde das gestantes
Em nosso país muitas crianças morrem antes de completar o primeiro ano de vida. As causas são inúmeras, como a desnutrição e a falta de acompanhamento pré-natal. Uma saída é melhorar a saúde materna que ajuda a reduzir a mortalidade infantil.
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
Um dos maiores problemas mundiais são as doenças que atingem grande número de pessoas, mas sabemos que é possível combatê-las.
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
O desmatamento, o desperdício de água e a produção excessiva de lixo são alguns dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade. Por essa razão, cuidar do meio ambiente deve fazer parte de nosso dia-a-dia.
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento
Muitas vezes a solução de um problema pode servir de resposta para outros, principalmente quando pessoas, escolas, governos, sociedade civil, empresas e organizações sociais trabalham juntos. Forme um grupo com seus amigos, colegas, vizinhos. Junte o pessoal e descubra o que cada um gosta e quer fazer. Descubram juntos o talento de cada um e dividam as funções. Mas, lembrem-se: todo mundo tem que se envolver, todos são responsáveis pelo sucesso do projeto.
"Precisamos, mais do que nunca, do engajamento dos
voluntários para que o nosso desejo de um mundo melhor para
todos se transforme em realidade.”
Kofi Annan, Secretário-Geral da ONU
Enquanto o seu grupo faz uma ação,
muitos outros também estão fazendo
a sua parte. A soma de pequenas
ações pode fazer uma grande
diferença e mudar o mundo.
Essa feira também mobilizou outros setores que fizeram parceria com nossa escola:
- Secretaria Municipal de Saúde e grupo de estagiários de enfermagem da Faculdade Ciências da Vida (Sete Lagoas);
- Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS;
- Secretaria Municipal de Cultura;
- Rotary Club de Caetanópolis;
- Correiros de Caetanópolis;
- Óticas Ronaldo (Sete Lagoas).